segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Planejamento e performance: como isso funciona na musculação?



Parte 1: Conceitos básicos

Se conversarmos com treinadores de atletas, seja amador ou profissional, e perguntarmos a ele o que seu atleta irá treinar daqui 1 mês, daqui 3 meses e até mesmo daqui 1 ano ele saberá te responder. Lógico que mudanças podem ocorrer, mas toda estrutura de treinamento já está fundamentada. Profissionais de qualidade trabalham com periodização (o termo técnico de planejamento na musculação é periodização), tudo na vida que realmente seja sólido ocorre com planejamento e na musculação isso não poderia ser diferente. Infelizmente isso não ocorre em 99% dos casos, e falo por experiência de muitos anos trabalhando na musculação. Quer saber se seu professor é realmente bom? Peça para ele te mostrar qual periodização ele está usando em seu treinamento.

Mas afinal, o que é essa tal de periodização e como ela funciona?

Periodização é a montagem de um planejamento de treinos para um período pré-estabelecido. Existem planejamentos semestrais, anuais, e até de 4 anos (conhecido como ciclo olímpico). A periodização é construída de acordo com o tempo que resta até alguma data competitiva ou de avaliação. Exemplos comuns: “Quero estar tantos quilos mais magro em 6 meses” “Quero estar com tal percentual de gordura em 9 meses”, etcs. O termo técnico para esse período pré-estabelecido é macrociclo. Nos exemplos anteriores o macrociclo é de 6 e 9 meses respectivamente.
Dentro dos macrociclos existem sub-divisões que são conhecidas como mesociclos e microciclos. A soma dos microciclos resulta em 1 mesociclo, a soma dos mesociclos resultam no macrociclo.
O mesociclo pode ser mensal, trimestral e até semestral, porém o mais comum é mensal. O microciclo é semanal.  Essas diferenças de estrutura ocorrem pois existem uma infinidade de macrociclo e essas divisões estão diretamente ligadas a ele.
Um dos possíveis modos de periodização para o segundo exemplo seria: Macrociclo de 9 meses, 9 mesociclos de 1 mês cada, 36 microciclos de 1 semana cada.


No próximo texto apresentarei as diferentes linhas de periodização (linear e não linear) assim como aplicações práticas da primeira linha.

Qualquer dúvida, elogio ou crítica escreva nos comentários.
Gostou e acha que a informação é útil, compartilhe o material.

Quer se aprofundar ainda mais? Coloque seu e-mail nos comentários.

Bons Treinos!
Personal Trainer Diego Gaspar

Quer conhecer meu trabalho na prática? Agende uma aula grátis: (41) 99911-7075

Nenhum comentário:

Postar um comentário