terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mitos da Musculação (parte 2)



Postei mais um vídeo sobre os mitos da musculação, você pode assistir aqui.
Continuando a série abordarei três tópicos neste texto:

1- Exercícios "queimam" a gordura na região onde está sendo trabalhado
2- Centenas de repetições de abdominal para "talhar" o abdômen
3- O método drop-set serve para emagrecer.

Obs: Caso você não tenha lido o primeiro texto clique aqui.

Exercícios "queimam" a gordura na região onde está sendo trabalhado

Esse é um dos maiores mitos que já conheci. E simplesmente NÃO existe base sólida para isso. 
Nosso corpo é uma incrível máquina de adaptação, isso é visto na prática se analisarmos que, basicamente, o ser humano que vive em regiões de extremo calor, como desertos, é o mesmo ser humano que vivem em extremo frio, por exemplo nos polos. Essa incrível habilidade permite que consigamos manter a vida sobre as mais diversas formas de exigências externas, essa regra também se aplica ao emagrecimento. Pouco importa para nosso organismo de onde ele recrutará a gordura para manter a vida. Nosso corpo NÃO pensa em estética, ele simplesmente quer manter a vida. A maior concentração de gordura em certas regiões e dificuldades de perda nestas regiões está ligada fortemente a questões de PREFERÊNCIAS do organismo. Diversos estudos comprovam isso, vou trazer 2 aqui:

O pesquisador Kostek e sua equipe aplicaram nos pacientes o exercício de extensão de tríceps apenas em um dos braços por doze semanas. Foram feitas avaliações de dobras cutâneas e ressonância magnética antes e depois dos treinos em diversas regiões do corpo. O resultado após as doze semanas foi de que a gordura diminuiu em DIVERSAS regiões do corpo.
Da mesma forma o pesquisador chileno Ramirez-Campillo testou durante 12 semanas o leg press unilateralmente. Nessa pesquisa também foi usada a ressonância magnética para avaliar os resultados, entretanto nesta pesquisa os níveis de massa corporal, massa óssea, massa magra, massa gorda, percentual de gordura também foram avaliados. O resultado apresentado foi de perda de gordura generalizada, porém MAIS perda na perna não treinada. 

Finalizando este tópico com um depoimento de um dos maiores atletas brasileiro: Eduardo Correa. Segundo ele, um fisiculturista que ele começou a treinar relatou que NUNCA havia conseguido chegar a definição extrema das pernas em nenhuma das preparações anteriores. Então Eduardo Correa aumentou o tempo de preparação comparada as preparações anteriores. Desta forma a definição de pernas chegou a um nível jamais alcançada. O que esse caso prático nos ensina? Cada corpo tem mais dificuldade em uma região em relação a outra, mas a definição desta região é possível!

Centenas de repetições de abdominal para "talhar" o abdômen

Esse também é um dos mitos que, com certeza, você já ouviu. As mesmas considerações sobre o mito passado servem para este. Uma dica básica: o abdômen é um músculo IGUAL aos outros e por isso deve ser trabalhado da mesma forma.
Apenas a título de "curiosidade" existe um estudo de Vispute em que vinte e quatro pessoas foram acompanhadas durante seis semanas de treinos de abdominais. Com o intuito de gerenciar as possíveis mudanças na gordura de tronco e abdômen foi utilizado ressonância magnética. A CONCLUSÃO foi que não houve mudança na gordura destas regiões. 

O método drop-set serve para emagrecer.

Mais uma falácia em relação ao emagrecimento. O método drop-set serve para emagrecer, assim como serve para hipertrofiar e ganhar força. Você deve estar pensando: "O Diego é louco, como que o mesmo método serve para objetivos tão distintos!". A resposta é simples: esse método serve para colocar mais intensidade nos treinos, nada além disto. Agora aonde esta intensidade te levará dependerá da sua dieta.

Vou usar as palavras exatas de Jim Stoppani quando escreve, em seu livro "Enciclopédia de musculação e força", sobre treinos de emagrecimento:

"Treinos para emagrecimento não diferem em muito de treinos para ganho de força ou hipertrofia. De fato, vários programas desta seção (seção sobre perda máxima de gordura) trazem resultados simultâneos de perda de gordura, hipertrofia. O que realmente difere no resultado é a inclusão (e não substituição) de treinos cardiorrespiratórios e a regulagem da dieta"

Qualquer dúvida, elogio ou crítica escreva nos comentários
Gostou e acha que a informação é útil, compartilhe o material.
Quer se aprofundar ainda mais? Coloque seu e-mail nos comentários.

Bons Treinos!
Personal Trainer Diego Gaspar

Quer conhecer meu trabalho na prática? Agende uma aula grátis: (41) 99911-7075

Nenhum comentário:

Postar um comentário