terça-feira, 8 de novembro de 2016

Planejamento e performance: como isso funciona na musculação? (parte 3)



Parte 3: Periodização não linear 

Continuando o assunto sobre periodização (link para o primeiro texto) (link para o segundo texto), neste texto abordarei a periodização não linear também conhecida como ondulatória.

Histórico da periodização não linear ou ondulatória:

Esta periodização foi criada no EUA e Canadá, com seus primeiros relatos do fim da década de 80 pelo pesquisador Poliquin (Canadá), entretanto os dois maiores autores sobre o assunto são William J. Kraemer e Steven J. Fleck, ambos dos EUA.

Como ela funciona?

Diferentemente da periodização linear em que o objetivo individual de cada treino permanece o mesmo em todo transcorrer do micro e mesociclo, na periodização não linear a mudança do objetivo individual de cada treino varia durante todo o transcorrer do micro e mesociclo. De forma prática: enquanto na periodização linear o número de repetição permanece igual em todos os treinos de um determinado período na periodização não linear a cada treino o número de repetição é mudado.

Mas você pode se perguntar: Se todo treino o objetivo individual do treino muda como o objetivo final (que é a soma dos treinos individuais) pode ser alcançado? 
A resposta é: Apesar da variação durante todo o mesociclo o número de treinos compatíveis ao objetivo final é mais repetido que os outros. 
Exemplificando através de exemplos reais tirado do livro " Otimizando o treinamento de força":




    
Note que no mesociclo de força os treinos de alta intensidade e muito alta intensidade(típicos treinos de força), se repetem mais que os outros (18 vezes). Já no mesociclo de hipertrofia os treinos de média intensidade (típicos para esse objetivo) se repetem mais que todos os outros (14 vezes).  

Continuando a análise da primeira imagem podemos perceber que com o transcorrer das semanas a cada treino o objetivo individual de cada treino muda. Vamos detalhar um pouco:

1º semana 1º treino : A (alta intensidade)

Essa sessão o foco primário é força e o secundário hipertrofia

1º semana 2º treino: L (intensidade leve)

Essa sessão o foco primário é resistência muscular localizada e o secundário hipertrofia. Entretanto uma outra importante função deste treino é a recuperação do organismo sem perda de performance.

1º semana 3º treino: MA (muito intenso)

Essa sessão o foco é exclusivamente força pura. 

Obs: Eu afirmei, em outra postagem, que nenhum treino alcança apenas um RESULTADO (link da postagem). Continuo afirmando isto, porém neste caso o OBJETIVO é ganho de força pura! Se esse treinou trouxer hipertrofia isso é apenas um resultado não controlável do treino.

Creio que ficou clara a diferença entre as duas formas de periodização.

Qualquer dúvida, elogio ou crítica escreva nos comentários.
Gostou e acha que a informação é útil, compartilhe o material.
Quer se aprofundar ainda mais? Coloque seu e-mail nos comentários.

Bons Treinos!
Personal Trainer Diego Gaspar

Quer conhecer meu trabalho na prática? Agende uma aula grátis: (41) 99911-7075

Nenhum comentário:

Postar um comentário